Estes fitoterápicos poderosos prolongam a saciedade, bombardeiam a gordura localizada e blindam as células contra a invasão dos carboidratos. Peça o aval do seu médico e afine!
Citrus Aurantium
PholiaMagra
Essa planta brasileira oferece o pacote completo para reduzir medidas. “Contribui para a queima da gordura localizada, principalmente do abdome”, explica a nutróloga Luciana Carneiro, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). Além disso, tem ação diurética e, por ser rica em cafeína, acelera o metabolismo. Comercializada em pílulas, também estimula a sensação de saciedade.
PholiaNegra
Manipulada em cápsulas, essa planta retarda o esvaziamento gástrico, o que significa que a comida demora mais para passar pelo estômago e pelo intestino, garantindo saciedade por mais tempo. “Em estudos com animais, ela apresentou efeito similar ao da sibutramina. Os primeiros resultados apareceram em 30 dias”, conta a bióloga Maria Martha Bernardi, que coordenou testes com a planta na Universidade de São Paulo.
Slendesta
A substância, proveniente da batata, ajuda a reduzir a ingestão de calorias. “Trata-se do derivado de uma proteína que prolonga a sensação de saciedade”, observa a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann, de São Paulo. “Em forma de comprimido, estimula a secreção do hormônio colecistocinina, relacionado a mecanismos reguladores da fome”, explica a nutricionista Thabata S. Martins, da Clínica Zahra, em São Paulo.
Faseolamina
Obtida do feijão-branco, essa farinha é uma opção para quem não resiste às massas. “Ela reduz em 20% a absorção de carboidratos, pois neutraliza a substância que carrega o amido para dentro das células, contribuindo para a perda de peso”, conta Vanderlí F. Marchiori. Não adianta encher o prato com feijão- branco: só se obtém o benefício com a ingestão da farinha diluída em água e tomada antes das refeições.