Disidrose: dermatose gera desconforto e coceira nas mãos e pés - Escrito por Dr. Adriano Almeida - Ter, 26 de Abril de 2011 10:39

O que é a disidrose?
A disidrose é uma dermatose que gera vesículas com localização predominante na palma das mãos e/ou planta dos pés, tem evolução recidivante e seu tratamento é difícil.

Que partes do corpo ela atinge?
Predominantemente palma das mãos e planta dos pés, podendo acometer toda a mão e o pé.

Quais são as causas?
As causas da disidrose e das erupções disidrosiformes não estão totalmente esclarecidas. Acredita-se que as vesículas surgem sob a camada córnea espessa das palmas e plantas, tornando-se dolorosas com o aumento de volume. As lesões permanecem intactas por até três semanas se não forem rompidas pelas coçaduras, devido ao prurido que muitas vezes acompanha a doença. Caso não haja trauma, as lesões desaparecem espontaneamente.
As erupções disidrosiformes podem estar relacionadas com infecções fúngicas chamadas de “IDE”, associadas a contato com níquel ou borracha e também devido a reações alérgicas a medicações.

Suar muito no pé pode causar disidrose?
As causas da disidrose não estão bem esclarecidas, porém o excesso de suor nas mãos e nos pés pode promover um processo inflamatório e vir a gerar a disidrose.

Quais são os sintomas? Qual é o aspecto da disidrose?
Os sinais e sintomas da disidrose e das erupções disidrosiformes são vesículas localizadas nas palmas e plantas, geralmente são bilaterais, predominam nas porções laterais dos dedos das mãos e dos pés. As vesículas se coalescem (se encontram), por vezes formando bolhas maiores. O conteúdo das vesículas é geralmente incolor e inodoro. Quando há infecção, pode se formar pústulas (conteúdo com pus). A doença apresenta recorrência e, quando em involução, tem-se descamação e não vesículas.

Como o quadro evolui?
Primeiramente inicia-se com vesículas pruriginosas ou não que, após serem rotas por trauma ou pelo ato de coçar, se rompem e assim inicia-se um processo de descamação. Caso não haja trauma, as lesões involuem espontaneamente.

A disidrose aparece e some ou é algo constante?
A doença apresenta períodos de remissão em que desaparece totalmente, porém ela pode retornar, acometendo novamente as mãos e os pés. Essa remissão acontece geralmente após tratamentos.

Como é feito o tratamento?
O tratamento é feito com cuidados gerais, evitando-se irritantes como materiais de limpeza e estimulando-se o uso de luvas de vinil. O uso de hidratantes e emolientes é fundamental. A drenagem das vesículas pode ser realizada por material estéril. O uso de corticosteroides tópicos e orais é indicado, porém muitas vezes apresentam resultados frustrantes. O uso de imunossupressores como ciclosporina e azatioprina está indicado em casos mais severos. Os imunomoduladores tópicos se tornaram promissores no tratamento dessa doença. Também pode ser usada a fototerapia.

Que cuidados a pessoa com disidrose deve ter?
Na disidrose das mãos, principalmente, o estilo de vida deve ser modificado. Observa-se atenção especial à disidrose relacionada à presença do níquel, no entanto, é importante afastar outras causas mais simples, como produtos de limpeza e medicações (betabloqueadores, metildopa, neomicina, gentamicina, amiodarona, tetraciclina, piroxicam) e também o álcool, etc.





Creme Para Disidrose 100G


 de R$ 52,50 por R$ 47,00


Oferta válida até 01/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário