Vegapure® é a novidade para redução de colesterol ruim

O número de pessoas com alteração nos níveis do colesterol de baixa densidade (LDL), também conhecido como colesterol ruim, aumentou de 18% para 25,4% entre os anos de 2004 e 2008, segundo a pesquisa realizada pela Sul América Saúde. A elevação foi percebida tanto entre os homens como entre as mulheres, dados colhidos em doze Estados brasileiros numa faixa etária entre 20 e 49 anos. É geralmente na população masculina que o problema se dá com mais frequência. O aumento de casos em mulheres, no entanto, ocorreu num ritmo mais intenso. Entre os homens o índice pulou, no mesmo período, de 21,8% para 26,4%; e entre as mulheres, de 14,4% para 23,7%.

A finalidade da pesquisa é alertar aos brasileiros sobre os riscos do colesterol alto e disseminar o conceito de prevenção.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),  um  quinto dos acidentes vasculares cerebrais e cerca de 56% das cardiopatias no mundo podem ser atribuídos a níveis de colesterol elevados. Além disso, a doença é responsável por 4,4 milhões de  óbitos  anualmente, colocando-a entre as principais causas de doenças cardíacas.


O nível de colesterol quando elevado não apresenta sintomas, sendo que indivíduos que não acompanham regularmente seus níveis de colesterol, pressão e triglicérides potencialmente correm o risco de sofrer com algum  tipo de doença cardiovascular.


Fitoesteróis: prevenção eficiente


Para alguns casos, apenas a mudança de hábitos alimentares pode controlar esse nível de colesterol no sangue. Mas para outros, não é o suficiente. Usualmente são usadas substâncias como estatinas, niacinas, resinas ácidas da bile e fibrates. Essas substâncias diminuem o nível de LDL ou aumento o HDL, porém podem apresentar efeitos colaterais desagradáveis. Uma nova alternativa para este tipo de controle é o Vegapure® FS, que promove a redução do nível de colesterol através de fitoesteróis.


Vegapure® FS é obtido de óleos vegetais e de sementes de soja, de couve silvestre, girassol e milho, sendo composto pelos seguintes fitoesteróis: sitosterol, campesterol e stigmasterol.

Devido à semelhança estrutural de seus componentes com a molécula de colesterol, Vegapure® FS compete com o mesmo na formação das micelas, bile-colesterol, no intestino.

Desta forma, impedem a incorporação de colesterol à lipoproteína LDL, que é responsável pelo transporte do colesterol para os tecidos e consequentemente acúmulo nas artérias.

As estatinas representam atualmente o tratamento tradicional para aqueles que precisam reduzir o nível de colesterol ruim no sangue. Entretanto, em alguns casos essas substâncias podem provocar efeitos colaterais, como novos casos de diabetes, dores musculares e sobrecarga hepática. Para tentar minimizar este problema, a Galena, em parceria com a Cognis, lançou este ano para prescrição médica o ingrediente funcional Vegapure®.

Vegapure® é uma combinação de fitoesteróis que suprime cerca de 15% da absorção do colesterol no trato gastrointestinal. Isso significa redução no nível de colesterol ruim no sangue de forma mais saudável, uma vez que os fitoesteróis são componentes extraídos de óleos vegetais, como os óleos de girassol, milho, soja, entre outros.

"A eficácia de Vegapure® se deve à sua semelhança estrutural com a molécula de colesterol. Desta forma, os dois competem dentro do intestino, onde o colesterol ruim seria absorvido e distribuído depois para os tecidos com, conseqüente, acúmulo nas artérias", explica a farmacêutica da Galena, Mônica Mariani. "Com a presença de Vegapure nessa competição o colesterol é menos absorvido pelo organismo", conclui.
>>> Reduzir o nível de colesterol ruim do sangue é uma das principais preocupações entre os especialistas da área de cardiologia. Em uma recente pesquisa divulgada por uma empresa de planos de saúde apontou que o índice de pessoas com alterações nesse nível aumentou de 18% para 25,4%, entre os anos de 2004 e 2008. Entre as mulheres este nível foi ainda mais intenso, sendo elevado de 14,4% para 23,7%.

>>> De acordo com dados de 2004 da Organização Mundial de Saúde (OMS), a enfermidade cardiovascular é responsável pela morte de 16,7 milhões de pessoas por ano no mundo. Entre os fatores de risco relacionados a ela, o maior é o nível elevado de colesterol ruim na corrente sanguínea.

Vegapure já está disponível para prescrição médica e é encontrado na Clickfórmulas.


A posologia recomendada é de 800 mg, duas vezes ao dia


60 Cápsulas de 800mg

de R$129,90 por R$108,50

Oferta válida até 01/08/2011

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário