Estresse pode causar mau hálito, diz especialista

O alerta vem de um dos maiores especialistas do Brasil em halitose – nome científico do mau hálito – o doutor Arany Tunes, um dos mais atuantes estudiosos do tema no Brasil, que há mais de 10 anos se dedica somente ao tratamento do mau hálito. Ele explica que o estresse pode provocar mau hálito basicamente devido a três fatores. O primeiro é a queda na produção de saliva.

“A atividade das nossas glândulas salivares depende, dentre outros fatores, do equilíbrio do Sistema Nervoso Central. O estresse provoca desequilíbrio desse sistema, diminuindo a produção de saliva, o que geralmente leva ao surgimento do mau hálito, pois, com pouca saliva, existe a tendência de acumular resíduos alimentares e células mortas na nossa língua, o que pode ser fonte do mau cheiro”, detalha o especialista, que atende diariamente pacientes com mau hálito em clínicas de 8 cidades diferentes do Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Indaiatuba, Sorocaba, Jundiaí, Piracicaba, Santos e São Bernardo do Campo). Outro fator que pode acarretar o mau hálito em pessoas estressadas é a má alimentação.

“As pessoas estressadas se alimentam mal, com intervalos muito longos entre as refeições ou com alimentação desbalanceada. Longos períodos sem alimentação levam à queda do açúcar no sangue. Nosso organismo começa a queimar gorduras. O resultado da queima da gordura pode ser sentido no nosso hálito como odor desagradável. No caso da alimentação desbalanceada, costuma-se ingerir muita proteína animal ou gordura. O metabolismo destes alimentos pode, dependendo da função do fígado, liberar elementos que provocam mau hálito”, detalhou Tunes.

Dicas:

Alimente-se a cada três horas

Fazer intervalos longos entre as refeições leva a queda de açúcar no sangue e, portanto, a queima de massa magra em um processo chamado cetose.
Ao metabolizar proteínas e gorduras, organismo produz gases que são expelidos na respiração. Por isso, não vai adiantar escovar os dentes se você não se alimentar corretamente.

Esqueça chicletes com açúcar

Mascá-los até ajuda a produzir mais saliva. Mas, quando ricos em açúcar, criam um ambiente propício para proliferação de bactérias que podem causar o odor ruim. Sem falar que são responsáveis pelas cáries.

Use um antisséptico bucal sem álcool – veja no rótulo.

Algumas fórmulas contêm álcool, substância que aumenta descamação da mucosa bucal. Resultado: com pouca salivação, essas células mortas se depositam na língua formando a saburra, uma camada esbranquiçada responsável pelo mau hálito.



60 Cápsulas de Zedoária


de R$ 40,50 por 32,90

Oferta válida até 01/08/2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário