Eduque a alimentação e adote um exercício físico para chegar em forma no verão



 Aproveite que ainda é inverno e invista na saúde. A dica é comer muito... alimentos saudáveis e escolher ao menos um exercício físico para praticar

A estação ai
nda é o inverno, mas para quem quer perder peso essa é a hora certa de investir no treino e alcançar a desejada boa forma até o verão, que começa no dia 21 de dezembro. Para o resultado ser completo, uma reeducação alimentar é fundamental.

Comer em intervalos regulares, e em menor volume, é a primeira dica da nutricionista Carol Sessa. “As pessoas que objetivam perder peso devem fazer três refeições maiores (café da manhã, almoço e jantar/lanche da noite) e três pequenas, nos intervalos”, indica.
Além disso, o consumo de água é muito importante, de preferência um copo pequeno a cada hora. Carol afirma que o ideal é evitar tomar grande quantidade de líquido de uma só vez.

Sobre as restrições alimentares, a nutricionista destaca que não é necessário eliminar nenhum nutriente da dieta. O cardápio diário deve conter carboidrato (pães, massas, tubérculos, como a batata, e cereais), proteína (carnes, ovos, leite e derivados) e lipídios (gorduras encontradas no azeite, na castanha e no abacate), porém em quantidades estabelecidas de acordo com a idade, peso, altura, gênero e nível de exercício de cada pessoa.

De acordo com a nutricionista, antes do treino, a recomendação é sempre a mesma: carboidratos antes, e após carboidrato com proteína. "A proteína após irá ajudar no aumento de massa magra, o que é importante para a pessoa que quer reduzir peso, já que acelera o metabolismo. E também irá atuar no aumento da saciedade".

Para quem deseja ganhar músculos ou emagrecer, algumas dicas são válidas nas duas situações, como consumir alimentos integrais. "Os refinados, como pão francês, arroz e macarrão branco devem ser evitados ao máximo", diz.

As melhores fontes de proteína são sempre as com o menor teor de gordura possível: leite e iogurtes desnatados em substituição ao integral e queijos brancos no lugar dos amarelos.

Em relação às gorduras saturadas - encontrada em carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leites e derivados integrais - o indicado é evitá-las. E os doces, verdadeiras tentações para muitas pessoas, precisam ser consumidos com cautela, para que os resultados sejam otimizados tanto na perda de peso quanto no ganho de massar muscular.

Se o objetivo é o emagrecimento, não tem jeito: é necessário fazer uma atividade física. Segundo o coordenador de fitness da academia Bodytech, Diego Rouxinol, os exercícios aeróbios, que trabalham uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica e queimam as reservas de gordura do corpo humano, são as melhores opções.

"Nesse tipo de atividade a gente movimenta uma grande massa muscular durante um tempo prologado, o que permite um gasto energético alto. Paralelamente a isso, a ingestão de calorias deve estar reduzida. A quantidade ingerida não pode ser maior do que a quantidade de energia gasta no dia", avalia.

Com essa balança no negativo, de acordo com o coordenador, as gorduras localizadas podem ser queimadas. "Criando um balanço energético negativo, o organismo lança mão dessa reserva de energia armazenada em forma de gordura".

Para obter os resultados, a frequência mínima é de 30 minutos diários de exercícios aeróbios moderados. "A percepção de esforço da pessoa não deve ser muito cansativa ou fácil demais. Por exemplo, uma pessoa que tem bom condicionamento, só caminhar talvez não tenha efeito. Para ela, a corrida pode ser mais indicada", explica.

Bicicleta, caminhada, corrida e natação são algumas opções desse tipo de exercício. Mas, mesmo a musculação não sendo a atividade mais importante para perder peso, ela é fundamental para complementar o treinamento. “A musculação ajuda a preservar a massa muscular, que mantém a taxa metabólica alta, o que faz toda a diferença no emagrecimento a longo prazo”, diz.

Depois das dicas, é hora de criar coragem e partir para a luta.


Fonte: Gazeta online



Conheça nossa linha de nutrição esportiva

Acesse
www.clickformulas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário