Estudo: castanha de cotia pode prevenir tumores e outras doenças


A castanha de cotia possui bioativos que podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, tumores, distúrbios metabólicos, doenças neurodegenerativas e enfermidades inflamatórias


Um estudo conduzido na Universidade Estadual Paulista concluiu que a casanha de cotia, encontrada na região norte do Brasil, é um alimento funcional, ou seja, traz benefícios para o corpo. A pesquisa, realizada pela doutoranda Tainara Costa Singh, do Programa de Engenharia e Ciência de Alimentos, possui bioativos que podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, tumores, distúrbios metabólicos, doenças neurodegenerativas e enfermidades inflamatórias.

Tainara explica que o estudo incluiu seis diferentes tipos de castanha, sendo que esta foi a que mais se destacou. "Esses compostos benéficos incluem tocoferóis, carotenoides, fitosteróis, compostos fenólicos e composição especial em ácidos graxos, como alto conteúdo de ácidos graxos mono e poli-insaturados", reforça. Além de ser usada para fins comestíveis, a castanha também pode servir como matéria-prima para indústrias farmacêuticas e oleoquímica.



Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário