
"Além de contribuir para um ar mais puro, temos a questão do tempo de percurso. Nas grandes cidades, onde os engarrafamentos são corriqueiros, andar de bicicleta é muito mais rápido do que todos os meios de transportes que dispomos", diz Marcos Garibotti, ciclista, professor de educação física e sócio-fundador da Roda Livre Bikers, empresa especializada em cicloturismo e trekking.
Pedalar traz importantes benefícios à saúde do praticante. "Há melhoria geral do organismo. Ocorre o aumento da capacidade cardiorrespiratória, de tônus muscular e eleva a irrigação dos ossos, o que diminui a probabilidade de fraturas em idade mais avançada", esclarece Garibotti.
A pedalada tem muitos outros benefícios. "A atividade desenha a musculatura das pernas, define os glúteos e melhora o fôlego. Além disso, andar de bicicleta tira o impacto com o solo, eliminando os riscos de uma ruptura de ligamentos. Pedalar também fortalece os músculos do coração, combate a flacidez das pernas e melhora a circulação sanguinea", afirma Juliano Wada, fisioterapeuta especializado em osteopatia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário