Dieta detox: uma semana para limpar o corpo
Um cardápio elaborado para eliminar toxinas e nutrir o corpo sem sacrifícios ou radicalismos
Muita gente pensa que alimentação detox é sinônimo de dieta radical, restritiva e cheia de ingredientes malucos.
A nutricionista Roberta Frizzo Serena esclarece: a detoxificação, ou simplesmente detox, é uma técnica da nutrição funcional cujo objetivo é ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde.
“Com o padrão de vida atual, baseado em uma alimentação pobre em vitaminas e rica em hormônios, agrotóxicos, aditivos alimentares, açúcar, gordura e uso abusivo de medicamentos, estamos constantemente expostos a substâncias prejudiciais, que comprometem o bom funcionamento do corpo.”
Se você tem sintomas como cansaço excessivo, insônia, dificuldade de digestão, mau funcionamento do intestino, excesso se gases, retenção de líquido, falta de concentração, dores de cabeça e dificuldade para perder peso, vale a pena experimentar a detox.
Olhando à primeira vista, a dieta detox não tem muita diferença de uma dieta saudável. Mas, para cumprir o objetivo de desintoxicar o corpo, o programa aposta em alimentos naturais e exclui os alimentos industrializados e aqueles com alto potencial alergênico, como laticínios, leite de soja, glúten (trigo), cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.
O cardápio detox precisa conter frutas, verduras, legumes orgânicos (se possível), carnes magras, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), cereais (arroz integral, quinua, amaranto), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), sementes (linhaça, semente de abóbora e girassol) e muito líquido (água mineral, chás, água de coco). E mais: deve-se caprichar nos temperos naturais, como alho, cebola, alecrim, gengibre, curry e as ervas frescas.
Alimentos contra a ressaca pós-festival
Alho poró, rúcula, agrião e chás fazem parte do cardápio que ajuda a desintoxicar o corpo
Flavia Cyfer, nutricionista funcional, e Marcelo Ferreira, dão as dicas para curar a ressaca pós maratona de shows e festivais. Segundo eles, consumir carboidratos integrais e gorduras boas mantém a glicemia alta e garantem 100% de aproveitamento do espetáculo e também recuperação das energias.
Receita contra ressaca: *Consuma alimentos que ajudam a recuperar a saúde do fígado - eles eliminam as toxinas das bebidas alcoólicas;
*Couve flor, repolho, brócolis – cozidos por três minutos ou crus – dão suporte ao órgão e ajudam a restabelecê-lo;
*Alho-poró, rúcula, agrião e nabo são excelentes desintoxicastes;
*Beba muita água: a urina é o principal meio para eliminar as toxinas.
*Couve flor, repolho, brócolis – cozidos por três minutos ou crus – dão suporte ao órgão e ajudam a restabelecê-lo;
*Alho-poró, rúcula, agrião e nabo são excelentes desintoxicastes;
*Beba muita água: a urina é o principal meio para eliminar as toxinas.
Para a dor de cabeça:
Receita 1: Chá de camomila, feito com erva seca. Adicione gengibre ralado para ajudar a combater enjôos.
Receita 1: Chá de camomila, feito com erva seca. Adicione gengibre ralado para ajudar a combater enjôos.
Receita 2: Bata o chá de camomila com duas folhas de couve, hortelã e gengibre: a mistura combate a dor de cabeça, o enjôo, protege o fígado e o estômago.
Já a nutricionista Fátima Domingues, do Hospital São Cristóvão Saúde, preparou uma receita de suco que ajuda a despertar e recuperar a energia. É uma combinação simples de limão, couve-manteiga e gengibre. “Ele é rico em ferro e vitamina C, auxilia na absorção de minerais”, ressalta a nutricionista.