idmed.uol.com.br - Segundo estudo, azeite de oliva e frutas secas minimizam problemas no coração - Escrito por Marina Erbolato Sex, 02 de Setembro de 2011 18:49


Uma pesquisa realizada pela Universidade de Navarra, na Espanha, mostra os benefícios que uma dieta mediterrânea de um ano pode ter se esta for enriquecida com azeite de oliva virgem e frutas secas. Como demonstrado no estudo realizado com 187 voluntários com mais de 55 anos e com alto risco cardiovascular, ela pode reverter a aterosclerose nas artérias carotídeas.

Os participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos, sendo que dois deles receberam instruções detalhadas de nutricionistas de como seguir uma dieta mediterrânea. Um dos grupos recebeu 15 litros de azeite a cada três meses, o outro ganhou frutas secas para que consumissem 30 gramas por dia de nozes, amêndoas e avelãs. Já o terceiro, orientações e materiais para seguir uma dieta baixa em gordura.

No início do estudo e após um ano, foi medida a espessura da camada média da artéria de cada voluntário. Segundo Miguel Angel Martinez-Gonzalez, diretor do projeto e professor de Medicina Preventiva da Universidade de Navarra, foi possível visualizar que aquelas camadas mais espessas devido à aterosclerose melhoraram significativamente nas pessoas que aderiram a dieta. “Houve uma regressão das lesões no caso das pessoas que seguiram a dieta mediterrânea enriquecida”, explica. Apesar dos resultados, ele afirma que essa melhora não ocorreu naqueles que apresentavam engrossamento na parede da artéria no início da pesquisa.





Capsulas de Oliveira de R$ 55,20 por R$ 46,00


Válidade até 06/11/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário