idmed.uol.com.br - Baixos níveis de vitamina B12 podem levar a “encolhimento” do cérebro e a problemas cognitivos em idosos - Escrito por Maíra Bonilha Qui, 22 de Setembro de 2011 17:16
As fontes de vitamina B12 incluem alimentos vindos de animais, como carnes, peixes, aves, ovos e leite.
O estudo foi feito com 121 moradores idosos. Eles foram submetidos a exames de sangue para medir os níveis de vitamina B12 e depois realizaram testes para medir a memória e outras habilidades cognitivas. Após quatro anos e meio, foram feitos exames de ressonância magnética nos cérebros dos participantes para medir o volume total cerebral e procurar sinais de danos nos mesmos.
Os indivíduos com menores níveis de vitamina B12 tiveram menor pontuação nos testes cognitivos e menor volume do cérebro. “Nossas descobertas merecem um estudo mais aprofundado”, diz Christine C. Tangney, autora do estudo e professora do departamento de nutrição clínica da Rush University Medical Center. “É muito cedo para dizer se o aumento dos níveis de vitamina B12 em pessoas idosas através de dieta ou suplementos pode prevenir esses problemas, mas é uma questão interessante a ser explorada”, explica. “Porém, nossos resultados suportam a afirmação de que níveis pobres de vitamina B12 são um fator de risco potencial para a atrofia do cérebro e podem contribuir para o déficit cognitivo”, finaliza.
Fonte: American Academy of Neurology
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário