corpoacorpo.uol.com.br - Eu só quero vitaminas

Antes de cair de boca nas pílulas, e ainda gritar aos quatro ventos que está fazendo isso em nome da saúde e da beleza, saiba a verdadeira história acerca desses produtos para você ficar vitaminada e poderosa, mas na medida ideal!


Vitaminas fazem bem à saúde
MITO
Na dose certa, as vitaminas não oferecem perigo. Ao contrário: desempenham papéis essenciais na manutenção da saúde e em processos orgânicos. A vitamina A, por exemplo, garante a integridade de um pigmento da retina chamado rodopsina, que ajuda a enxergarmos em ambientes com pouca luz. Assim, a falta dela pode ocasionar a chamada cegueira noturna. Acontece, porém, que os exageros podem sobrecarregar certos órgãos, atrapalhar a absorção de outras substâncias... Portanto, a primeira lição é riscar da mente a ideia de quanto mais, melhor.


 


A maioria das pessoas precisará dos suplementos vitamínicos em algum momento, ainda que se alimente bem
VERDADE.


Em determinadas situações, os complexos vitamínicos são necessários para repor o estoque em baixa, ocasionado por um desgaste mental ou físico intenso ou uma cirurgia, por exemplo. Aquelas que sofrem de alguma carência nutricional por não metabolizar certos tipos de alimentos e as que fazem dieta restritiva também vão precisar das cápsulas, mais ou menos dia. E há mais situações. "As lactentes precisam de um maior aporte de vitaminas. O s idosos também, já que têm mais dificuldades em assimilá-las, devido ao desgaste do corpo", diz Anita Sachs, chefe de nutrição do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Mas não se adiante: quem vai determinar se você precisa de suplementos ou não e as quantidades ideais é o médico ou a nutricionista.

Tudo bem tomar vitaminas sem orientação médica, já que são vendidas sem receita
MITO

Se você somar as vitaminas que consome durante a alimentação mais uma dose extra de alguns comprimidos tomados por conta própria, pode, sem saber, ultrapassar sua cota diária de necessidades. Nos casos mais simples, o excesso é eliminado pela urina. É o que acontece com o excedente das vitaminas solúveis em água como B1, B2, B3, B5, B7, B12, D, e K. Outras, entretanto, podem causar doenças devido ao acúmulo. Quer ver alguns casos? Uma dose diária maior que 1 mg de vitamina B9 (você precisa de 0,4 mg) pode favorecer o aparecimento do câncer de intestino. Mais de 100 mg de vitamina B6 (necessitamos de 1,7 mg) podem afetar o sistema nervoso. Doses acima de 3 mg de vitamina A (o necessário é 0,9 mg) comprometem os reflexos. Mais de 2 g de vitamina C podem provocar cálculo renal.

O organismo avisa quando estiver precisando de vitaminas extras
VERDADE

Quando está sofrendo de carência, o corpo manda sinais, que variam de acordo com os nutrientes em baixa. Se faltam vitaminas do complexo B, podem ocorrer insensibilidade nas mãos e nos pés, cansaço, memória fraca, anemia, cãibras, pele descamada, queda de cabelo, entre outros. A falta de vitamina A ocasiona olhos secos enquanto a de vitamina E causa dificuldades visuais. Já carência de vitamina K pode levar a sangramentos.

As vitaminas engordam
MITO

Elas não têm calorias, logo, não engordam. "Ocorre que esses nutrientes podem participar de funções que aumentam o apetite, levando a pessoa a comer mais e ganhar peso", diz Valcinir Bedin, médico dermatologista, nutrólogo e diretor do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento (SP).

Quem é vegetariano precisa tomar vitaminas
VERDADE

Essa necessidade se aplica especialmente às adeptas de uma dieta vegetariana exclusiva, na qual ocorre carência de vitamina B12. E nesse caso, não tem jeito: a suplementação vitamínica só pode ser feita por meio de pílulas, porque não existem alimentos vegetais que possam suprir a carência dessa vitamina, encontrada apenas em alimentos de origem animal. O nutriente está ligado à produção de glóbulos vermelhos do sangue, fundamentais para o transporte do oxigênio a todas as células do organismo. Sua falta causa a anemia, cujo primeiro sintoma é a falta de energia. As vegetarianas também costumam sofrer com a carência de ferro, porém, essa é mais simples: pode ser corrigida com a ingestão de alimentos como feijão e beterraba.

Gestantes precisam complementar sua alimentação com vitaminas
VERDADE
Além de necessitarem de um aporte extra para compensar o maior consumo de nutrientes por causa da formação do feto, é importantíssimo que a mulher receba um suplemento de ácido fólico antes mesmo de engravidar e durante os três primeiros meses de gestação. Essa vitamina do complexo B evita problemas na formação do sistema nervoso do bebê. Sua carência pode ocasionar um mal congênito chamado espinha bífida (formação incompleta da medula espinhal).

Esportistas devem tomar polivitamínicos
VERDADE

"A prática esportiva leva a um desgaste físico e mental muito grande, o que acarreta uma perda significativa de todas as vitaminas e sais minerais. Por isso, as atletas precisam de reposição vitamínica constante", afirma Valcenir Bedin. Vale ressaltar que boa parte da dieta das esportistas é constituída por carboidratos complexos (massas, pães, amidos, cereais integrais), que produzem a energia necessária para a prática esportiva. Por outro lado, nem sempre o cardápio é rico em verduras e legumes, o que pode levar ao déficit de algumas substâncias. As vitaminas que mais precisam ser repostas, nesses casos, são as antioxidantes, como a C e a E, que combatem os efeitos dos radicais livres. Mas o consumo de suplementos vitamínicos para atletas deve ser orientado, como em todos os outros casos.

Complexos vitamínicos e suplementos alimentares usados em academias são a mesma coisa
MITO

Os dois produtos são diferentes em suas composições e têm fins específicos. Os complexos vitamínicos são medicamentos que têm as vitaminas necessárias para complementar, quando necessário, as necessidades diárias de uma pessoa. Já os suplementos alimentares têm como principais objetivos o aumento de massa muscular, a melhora do desempenho esportivo e a aceleração da queima dos depósitos de gordura corporal. Sua similaridade ocorre em um ponto: ambos devem ser recomendados por um especialista. E o cuidado com os suplementos de academia deve ser ainda maior, já que é comum a venda ilegal de produtos importados que possuem em sua formulação substâncias com uso vetado no Brasil.

Vitaminas para combater a TPM   Uma dieta rica em cálcio e vitamina D pode dar um chega pra lá na tensão pré-menstrual, revela um estudo americano publicado na revista Archives of Internal Medicine. A dupla diminui a contração muscular do útero e a retenção de líquidos, aliviando cólicas, dores nas costas e o inchaço.
E se o problema é o nervosismo ou a ansiedade que aparecem nessa fase, vale apostar ainda nas vitaminas do complexo B, em especial a B6. O nutriente é importante para a síntese de serotonina, neurotransmissor que proporciona bem-estar, e dopamina, que evita a fadiga e diminui a vontade por doces.


Pele VITAMINADAInvista no betacaroteno (prévitamina A), que estimula a produção de melanina. O pigmento é o responsável pela cor da pele e a protege contra a ação dos raios UV. Para um aspecto impecável, as melhores pedidas são a vitamina A e C, que estimulam a produção de colágeno, responsável por sustentar a pele e deixá-la mais viçosa e hidratada.

Cabelos SAUDÁVEIS
Vá de vitaminas do complexo B, em especial a B2, nutriente que auxilia no metabolismo das proteínas. Isso porque a pele e o cabelo são constituídos basicamente de um material proteico, a queratina. As vitaminas B6, B7 e B8 combatem o excesso de oleosidade e também previnem a queda. Por fim, vale apostar na B9 (ácido fólico), que ajuda a manter a cor natural por mais tempo.










Saiba mais sobre todas as vitaminas

Acesse agora nosso atendimento on line


Nenhum comentário:

Postar um comentário