As sardas recebem a denominação médica de efélides. Essas são manchas superficiais de coloração bem clarinha, normalmente de tamanhos pequenos até 1 cm e localizadas principalmente na face.
Em que tipo de pele as sardas aparecem com mais frequência?
As peles mais atingidas são aquelas de cor clara. As sardas ainda são mais comuns em pessoas de olhos e cabelos claros ou até ruivas.
As sardas aparecem apenas devido ao contato com o sol ou é possível nascer com sardas?
As sardas surgem apenas pelo dano cumulativo causado pela exposição acumulada à radiação ultravioleta.
Esse tipo de mancha não aparece ao nascimento, pode surgir logo na primeira infância, ainda mais se a criança apresentar a pele e os cabelos bem claros.
Em que partes do corpo as sardas podem aparecer?
A localização principal é na face. Em outras regiões, essas manchas recebem outro tipo de denominação: são as melanoses solares, que são maiores e apresentam outra classificação.
Por que a maioria dos ruivos tem sardas?
Isso acontece porque as pessoas que têm os cabelos ruivos apresentam um fototipo – ou seja, um tipo de pele – muito claro e, mesmo se expondo ao sol, nunca se bronzeiam, e sim apresentam manchas na pele, comuns dos ruivos.
Há maneiras de prevenir o aparecimento das sardas?
Sim, deve ser feito de maneira preventiva o uso de fotoprotetor desde os seis meses de idade, para evitar o seu surgimento.
As sardas são algo ruim, que precisa ser tratado?
Não, elas apenas apresentam uma qualidade estética. As sardas devem ser tratadas se o paciente se incomodar com o seu efeito estético.
Qual é o tratamento? Pessoas que gostariam de retirar as sardas podem atingir esse objetivo de que maneiras?
Existem várias maneiras de realizar o tratamento: pode ser feito com cremes despigmentantes de uso diário em casa, mas o resultado mais efetivo é mesmo com laser, do tipo luz intensa pulsada, em que após 3 sessões o efeito desejado pode ser atingido. Ou até mesmo a realização de peelings químicos, como ácido retinoico ou ácido tricloroacético, pode ajudar muito.
Há alguma receita caseira que ajude a eliminar as sardas?
Como é uma alteração pigmentar e é desencadeada pelo fator principal que é o sol, não existe nenhum tipo de produto caseiro que ajude nesse tipo de mancha. Usar fotoprotetor e ainda evitar a exposição solar ajuda muito para essas manchinhas não evoluírem.
Para realização de peelings com ácidos consulte antes o seu dermatologista.
O uso de fotoprotetor desde os seis meses de idade, para evitar o seu surgimento.
Loção Fotoprotetora FPS 30 120ml
De R$ 51,00 por R$ 42,50
Oferta válida até 10/09/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário