E falando em problemas comuns, que mulher não se preocupa com as varizes? Pois é, os temidos vasos dilatados estão na lista dos dez piores incômodos sofridos pela mulher. Fato que com certeza está ligado ao grande número de consultas aos angiologistas. Mas a maioria das mulheres pensa que as varizes são um problema apenas estético. Manuel Julio alerta “Não existe problema em querer ficar bonita, mas a mulher deve entender que a questão ultrapassa o fator estético. Cuidar das varizes é cuidar da saúde. Isso porque a negligência em relação ao tratamento pode levar ao desenvolvimento de complicações, como flebites, trombose venosa, alterações de pele: pigmentações, eczema e úlceras nos membros inferiores”.
Um dos objetos mais cultuados do guarda-roupa feminino também é motivo de preocupação pelos angiologistas: o sapato de salto alto. Quanto mais alto e mais fino o salto, pior. Não existem estudos que comprovem a relação salto alto X varizes. O que se sabe é que o caminhar natural (aquele que proporciona a correta contração da panturrilha, garantindo que o sangue das pernas seja bombeado de forma eficiente de volta ao coração) é comprometido pelo salto alto. O fluxo sanguíneo dos membros inferiores sofre as consequências e pode haver formação de coágulos ou trombos. “O uso contínuo de saltos muito altos é negativo. Por isso, a mulher deve usar saltos de no máximo três ou quatro centímetros no dia a dia. Saltos agulha devem ficar guardados para uma ocasião especial” aconselha Cota.
Mas não são apenas as varizes que devem ganhar atenção do público feminino. Algumas doenças vasculares têm relação direta com os hormônios femininos. As alterações na quantidade de hormônios são constantes durante toda a vida da mulher. Algumas causas como a gravidez ou uso de anticoncepcionais são apontadas como responsáveis. Esses hormônios atuam na parede venosa, enfraquecendo e dilatando, e nos paciente com predisposição para varizes, agravam o quadro. As mulheres com histórico familiar de trombose devem ter cuidado redobrado quando usarem as pílulas anticoncepcionais, pois estas favorecem a trombose, por essa razão, as mulheres devem ficar atentas e visitar regularmente o angiologista.
Já no caso das grávidas, os cuidados são outros. Na gravidez a circulação aumenta naturalmente, principalmente na região pélvica. O aumento do útero pressiona essa região e dificulta a circulação dos sangues da perna para o coração. Os níveis de progesterona e estrogênio, hormônio que dilata as veias, também sobe. Todos esses fatores juntos exigem cuidado redobrado. As dicas de Júlio servem para grávidas e não grávidas: “Praticar atividades físicas leves e prazerosas, como a caminhada, é ótimo para mulheres grávidas. Na maioria dos casos, o uso de meias elásticas pode ser indicado, principalmente nos meses finais da gestação. Outra dica é repousar com as pernas elevadas e dormir virada para o lado esquerdo reduzindo a compressão da veia cava, o que facilita o retorno do sangue”, finaliza o presidente da SBACV-RJ.
Composto para Circulação com Vitis Vinifera, Castanha da
Índia, Hamamelis e Rutina.
60 Cápsulas de R$ 46,50 por R$ 38,50
Oferta válida até 02/08/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário