Folha.com - 19/05/2011 - 10h37 - Médicos divergem sobre papel do sal no aumento da pressão

A relação entre o alto consumo de sal e o risco de pressão alta foi questionada por uma pesquisa publicada no "Journal of the American Medical Association".

Comer menos sal não reduz riscos cardíacos, diz estudo

Segundo os autores do estudo, da Universidade de Leuven, na Bélgica, quem come mais sal não tem mais risco de ter hipertensão ou doença cardiovascular.

E mais: o baixo consumo de sódio foi associado a um maior risco para o coração.

"Nossos achados refutam as estimativas que dizem que vidas são salvas e custos de saúde são reduzidos com um menor consumo de sal", dizem os autores, na conclusão.

A afirmação gerou reações entre especialistas e, no último sábado, o periódico "Lancet" publicou um editorial questionando o trabalho "Esse estudo pouco contribui para a compreensão da doença", diz o texto.

A pesquisa belga mediu a quantidade de sódio na urina de 3.681 pessoas e acompanhou a incidência de doença cardiovascular nos voluntários por sete anos.

Segundo o cardiologista Marcus Bolívar Malachias, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, esse não é o primeiro estudo que mostra uma correlação fraca entre sal e hipertensão.

"Já existem autores que afirmam que o sal não é o fator mais importante. Hoje, a obesidade talvez seja um fator mais grave do que o sal."






60 Cápsulas de Composto Fitoterápico Para Hipertensão

Composto por:

Mangosteen, Oliveira Extrato Seco, Chapéu de Couro e Alho Desidratado Pó.

Por Apenas R$ 58,50

Indicação: Tomar 1 cápsula 2x ao dia







Nenhum comentário:

Postar um comentário